Páginas

CULTURA SANTANENSE

Elementos ricos povoam a imaginação do povo santanense. Não podemos perder nada, tudo deve ser REGISTRADO

sábado, 29 de janeiro de 2011

FAMÍLIA CAJÉ

Ano passado comemorava-se 100 anos da estadia da família Cajé no município de Riacho de Santana. A importância deste acontecimento se deve ao fato de que a família Cajé, além de ser um dos maiores clãs da região, ter sido responsável, através da figura da Alexandrina Cajé (1860-1959), por ter doado as terras das principais ruas do município, além de construções importantes, como a capela, o mercado, a escola e o cemitério.
O casal Manoel Cajé da Silva e Maria Alexandrina da Conceição, morava na serra do garrancho, localidade do sítio Cajé, encravado na divisa da Praíba com o RN e o Ceará. Em 1910, eles compraram um terreno, do qual hoje faz parte grande aglomerado de ruas do centro urbano, pelo preço de 900 réis. A casa da família, construída pelo próprio Manoel Cajé, não encontra-se mais em pé.
 José Cajé, nascido em 1897.
João Cajé, nascido em 1904.

Ao todo o casal tinha nove filhos, a saber: Francisco Cajé da Silva, Vicente Cajé da Silva, Primo Cajé da Silva, Maria Cajé, Francisca Cajé, José Cajé, Valentina Maria da Conceição, João Cajé da Silva e Cícero Cajé da Silva. Entrelaçado nos ramos Soares/Aires, chega a surpreender o grande número de descendentes de Manoel Cajé, falecido no final de 1930. Hoje, o legado da família Cajé ensina e faz parte do memorial da cidade santanense.

47 comentários:

  1. OI BOA NOITE,SOU MAS UMA DESCENDENTE DA FAMILIA CAJÉ,MEU NOME E MARIA JOSÉ CAJÉ FILHA DE RICARDINA CAJÉ. MINHAS TIAS QUE MORA EM RIACHO DE SANTANA CHAMA-SE INÉZ ESPOSA DO ES PREFEITO DA CIDADE O OUTRO TIO E ANTONIO CAJÉ E LÔ CAJÉ MARIA CAJÉ E RAFAEL CAJÉ TODOS FILHOS DE AMELIA .GOSTARIA DE CONTATO COM ALGUEM DA FAMILIA , MORO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Zilma Cajé sou filha de Antonia Cajé filha de João Cajé e Guilhermina Soares. Moro em Arujá se puder entre em contato no telefone 11 46542994 para que possamos nos conhecer.

      Sou Irmã de Francisca Cajé ( Chiquinha Cajé).

      Excluir
    2. Meu Nome é Rafael Cajé, Sou Filho de Edvânia Cajé e Neto de Eronildes Cajé!
      Somos de Aracaju-SE ;)

      Excluir
    3. Sou neto de Inês cajé e Antônio Esperidião, moramos em fortaleza

      Excluir
  2. Olá Maria José. Inês é como se fosse minha tia, porq Antônio Experidião é primo da minha mãe, Netinha filha de Valdemar e Dona Maria. Temos bastante contato com ela. Se quiser, os números da casa de Ireuda, filha de tia Inês, me diga algum e-mail daí que eu posso te mandar! Obrigado por comentar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Nome é Rafael Cajé, Sou Filho de Edvânia Cajé e Neto de Eronildes Cajé!
      Somos de Aracaju-SE ;)

      Excluir
  3. OI Minha vó se chama Decila Cajé do Espirito Santo é filha de Marciano Cajé, Há algum parentesco? se sim favor entrar em contato (11) 98970-4932 TIM / (11) 96686-5734 OI com Jairo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Nome é Rafael Cajé, Sou Filho de Edvânia Cajé e Neto de Eronildes Cajé!
      Somos de Aracaju-SE ;)

      Excluir
  4. Minha Vozinha tem 103 anos e o nome dela é Mercedes cajé, mas não sei o nome de seus pais e somo de Aracaju/Se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria sou Paulo Cajé neto de José Joaquim Cajé moro em Aracaju, somo de Alagoas e bem provável que tenhamos algum parentesco.... Whatsapp 79 96610924

      Excluir
  5. Família Cajé em Neopolis/Sergipe,Ernestrina (Orlesta) Cajé, Domingos Cajé, e eu Georgenes Cajé e muitos outros mais. cajelima@gmail.com ,contato

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Margareth Cajé sempre procurei pessoas com esse sobrenome porque todos acham um sobrenome diferente, interessante e agora encontrei esse blog, gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Olá, me chamo Hostílio Cajé, neto de Maria José Cajé

    ResponderExcluir
  8. Olá, me chamo Hostílio Cajé, neto de Maria José Cajé

    ResponderExcluir
  9. zap para contato, 79-998823111, GEOORGENES CAJE, NEOPOLIS, SERGPE, AGUARDO CONTADO DOS MEUS PARENTES.

    ResponderExcluir
  10. Olá me chamo Paulo César Cajé sou filho de Adelina Maria Cajé e neto de José Joaquim Cajé somos todos de Alagoas mais hoje moro em Aracaju.
    Seria interessante criarmos um grupo de whatsapp.
    Contato 79 99661-0924

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fez o grupo? rsrs quero tbm saber mais sobre a origem de minha família.


      Excluir
    2. https://chat.whatsapp.com/7ShziVVy1xKL8RvjRzRiLf

      Cliquem no link

      Excluir
  11. Meu avô é João Cajé da Silva, filho de José Cajé. Herdei o nome e me chamo Maxuel Neris Cajé, o Neris vem da minha vó, que chegou aqui em Brasília com meu avô. A família toda tem raizes nos arredores de Riacho de Santana com vários parentes ainda morando por aí. Nasci aqui no DF com todas as raizes nordestinas e descente da família Cajé

    ResponderExcluir
  12. Sou Luiz Carlos caje, Filho de Ernesto,de jacaré fos homens, Alagoas.

    ResponderExcluir
  13. Olha sou conceicao caje moro na bahia mas sou de aracaju sou filha de jose francisco caje meus irmaos adriana caje paulo caje manoel caje antonio caje augusto caje fernades caje minha avo parterna se chamava mariacaje achamos qui temos mas parentis favor entrar em contato faxs 75998734309

    ResponderExcluir
  14. Olha sou conceicao caje moro na bahia mas sou de aracaju sou filha de jose francisco caje meus irmaos adriana caje paulo caje manoel caje antonio caje augusto caje fernades caje minha avo parterna se chamava mariacaje achamos qui temos mas parentis favor entrar em contato faxs 75998734309

    ResponderExcluir
  15. Olha sou conceicao caje moro na bahia mas sou de aracaju sou filha de jose francisco caje meus irmaos adriana caje paulo caje manoel caje antonio caje augusto caje fernades caje minha avo parterna se chamava mariacaje achamos qui temos mas parentis favor entrar em contato faxs 75998734309

    ResponderExcluir
  16. Olha sou conceicao caje moro na bahia mas sou de aracaju sou filha de jose francisco caje meus irmaos adriana caje paulo caje manoel caje antonio caje augusto caje fernades caje minha avo parterna se chamava mariacaje achamos qui temos mas parentis favor entrar em contato faxs 75998734309

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde para todos eu José Caje Neto da Silva filho de manoel Cajé Neto Guiomar Caje meu pai e filho de jose Cajé neto era dos pauo do ferros ou Riacho de Santana casa sejamoas pararentes gostariamos de mantermos contatatos meu numero (99) 98210 5315 so rdcebo chamada via Whatsapp ou vídeos pelo Whatsapp fico muito agradecido , e porque transmitindo Internet via Satélite sim eles mora emteresina pi

    ResponderExcluir
  18. Que legal!!! eu sou juliana cajé, minha vó é lenivalda cajé o nome do seu pai era Agenor cajé e sua mãe Iracema, residimos em são paulo, litoral. Faz um grupo no whats

    ResponderExcluir
  19. Ola,boa tarde sou neto de Eurides caje .Ela mora em Sergipe Japoatã.
    In

    ResponderExcluir
  20. Meu nome Georgenes Cajé, sou filho de Gildeci Caje Lima, filha de Orlesta Cajé de Moura,irmã de Domingos Cajé e outros, Contato: 79-988096048.
    Estou pesquisando a nossa família Cajé e preciso de informações de todos os Cajé. Para maiores informações. Preciso de nomes de todos familiares. Nossa árvore genealógica está incompleta. Não sabemos de onde somos e como apareceu nosso CAJÉ. Contato. ZAP. 79988096048. Georgenes Cajé Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou Jacy Caje Bispo filha de Alzira Caje Santos e João Bispo de luz a minha família e da Bahia mas estou morando em São Paulo

      Excluir
  21. Olá, sou Paulo Cajé... Neto de Manoel Cajé. Sou de Jacaré dos Homens - Alagoas. Se existir um grupo de whatsapp, peço que me adicionem. 82996123070

    ResponderExcluir
  22. Sou Isidiane Cajé de Maceió Al,neta de José Cajé e Marinita Prudente Cajé avós maternos viveram durante sua vida em Igreja Nova Al

    ResponderExcluir
  23. Sou Vanessa Cajé , filha de Vânia Cajé , neta de Maria Gildeci Cajé, e bisneta de Orlesta Cajé ... somos de Neópolis-Sergipe , tiver grupo da nossa família me add 79998270647

    ResponderExcluir
  24. Boa noite meu nome e Genival cajé filho de Moisés caje moro em Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  25. Olá eu também sou um caje meu avô Manoel Júlio caje filho de Manoel caje sou de Pacatuba Sergipe aqui em Pacatuba tem vários caje i aqui em Pacatuba esses caje sugiram diz meu avô através de um homem que veio de alagoas e saiu na praia de ponta dos mangues ha muitos anos eu também queria saber a árvore genealógica da minha família q

    ResponderExcluir
  26. Meu avô e Manoel Júlio caje seu pai e Manoel caje seu avô jose caje que nasceu em 1880 e faleceu em 1960 seu bisavô e caje seu tataravô e domingos caje que veio de alagoas

    ResponderExcluir
  27. Olá! O nome do meu pai é Vicente Cajé da Silva filho de Aprigio Cajé da Silva. Se alguém tiver algum parentesco entre em contato no meu e-mail, queremos ir no ano que vem conhecer nossos parentes no RN. Abraços!
    kamila_friend@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Sou filha do Vicente de Paulo Cajé,meus avós era de igreja nova-Al

      Excluir
  28. Olá me chamo Marcela sou afilhada de Eronildes Cajé. Moro em Natal-RN e perdi o contato com meu padrinho, caso alguém tenha contato com ele por favor passar o meu contato ficarei grata! 84 999125284

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Aracaju-SE e moro em Natal a 13 anos desde então não tive mais contato com meu padrinho.

      Excluir
  29. Sou Ricardo Cajé, filho de Miguel Cajé de Oliveira, neto de Jerolino Cajé de Oliveira, Bisneto de Alfredo Cajé de Oliveira e Leonor Maria de Oliveira, o irmão de Alfredo se chamava João Cajé, Alfredo Cajé e João Cajé são natural de Jacobina, gostaria de saber se temos algum parentesco, atualmente moro em Rondônia, mas sou natural de Andaraí Bahia, se tiver algum parentesco entre em contato comigo no Whatsapp:69992253585 ou 69999025451

    ResponderExcluir
  30. Também sou uma Cajé, sou neta de José Carlos Cajé (Mais conhecido como carrinho). O mesmo mora em Neópolis-SE.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Sou Aline Cajé, filha de Etelvina Cajé, neta de Orlesta Cajé. Sou de Neópolis, Sergipe.

    ResponderExcluir
  32. Vocês sabem de qual tribo indígena esse nome surgiu e qual a sua história? Um escritor da Bahia chamado Marcos Cajé disse que a origem seria dos índios paiaiás, de Jacobina na Bahia. Vcs conhecem outras histórias?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de conhecer mais sobre a família Cajé,Moro em São Paulo

    ResponderExcluir
  34. Eu sou nicoly branco cajé filha de Vitor cajé, meu avô se chama Jonas cajé filho de João, minha família é muito grande ent se eu falar o nome de cada um vai dar uma bíblia KKKK mas sempre tive curiosidade sobre meu sobrenome

    ResponderExcluir
  35. JOSE GEORGENES CAJÉ LIMA- NEOPOLIS, SERGIPE, CEL. 79998636515 CONTATO PARA UMA UNICA FAMILIA NOSSA CAJÉ. TODOS NÓS SOMOS PARENTES.

    ResponderExcluir
  36. Olá primos...sou Luziene Cajé, filha de Domingos Cajé e Prazerinha Cajé, neta de Maria do Céu e Manoel Cajé.
    Nasci numa Vila Operária chamada Passagem no Município de Neopolis em Sergipe mas, atualmente moro em Colombo, região Metropolitana de Curitiba no Paraná. Gostaria imensamente conhecer a todos vcs e principalmente ao Bruno que teve a ideia do Blog.
    Meu contato (41)9 9828-9515
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir