Páginas

CULTURA SANTANENSE

Elementos ricos povoam a imaginação do povo santanense. Não podemos perder nada, tudo deve ser REGISTRADO

sábado, 29 de janeiro de 2011

CASAS CENTENÁRIAS NO SÍTIO POÇO DA PEDRA, RIACHO DE SANTANA

Esta casa foi construída no ano de 1846, por Antônio Barbosa Cavalcante, e atualmente conta com 165 anos de existência. Em 1888, meu trisavô José Alexandre comprou esta casa, e veio morar nela. Atualmente é a edificação mais antiga ainda em pé do município de Riacho de Santana, que se tem notícia. Outra casa muito antiga é a que atualmente residem o senhor Raimundo de Né, que foi construída em 1866.
A casa foi construída na "véspera da seca de 77", por Francisco Barbosa de Lima, casado com Cassimira de Jesus, avós de Raimundo de Né. O casarão é deveras grande, e conta com muitos dos cômodos intactos, preservados pelo senhor Raimundo que conta com 93 anos e mora sozinho com sua esposa, de 90.
Este caixão de madeira ao lado, é utilizado para armazenar arroz há mais ou menos 100 anos, e é de madeira de Pau D'arco, uma árvora quase extinta na região.
Ambas as casas são símbolos da presença da família Nunes/Barbosa em terras santanenses, denotando uma história de quase 200 anos de ocupação territorial no município, tendo como foco, o sítio Poço da Pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário